top of page

Como se preparar para sua primeira consulta?

Atualizado: há 4 dias


A consulta médica é um tempo precioso para cuidar de você e de sua saúde. Quanto mais preparado(a) você estiver, mais completa será sua consulta, otimizando seu tempo e garantindo o máximo benefício deste momento.


1. Prepare-se com antecedência:

Tire um tempo para se preparar adequadamente. Pense, observe e anote informações sobre seus sintomas, quando começaram, a frequência e intensidade que ocorrem.

2. Conheça seu histórico de saúde:

Esteja pronto para me contar sobre doenças pré-existentes, tratamentos já feitos ou cirurgias anteriores. Lembre-se de investigar seu histórico familiar de doenças crônicas (como diabetes, doenças de tireóide, histórico de infarto, etc).

3. Leve as medicações em uso:

Leve (ou tire uma foto) de TODOS os medicamentos em uso (nome, apresentação, horários e tempo de uso).

4. Leve seus exames e outros documentos importantes:

Leve os exames (de sangue e imagem) mais recentes que tiver. Se tiver alguma condição já em acompanhamento, leve exames - mesmo que antigos - relacionados ao seu problema (por exemplo, se tem nódulo de tireóide, leve ultrassonografias e punções antigas). Caso tenha outros documentos relevantes, como encaminhamentos, laudos e resumos de alta, não hesite em levar também.

5. Leve seu diário de glicemia:

Se tem diabetes e faz controle de glicemia, leve suas anotações/relatórios de controle glicêmico.

6. Organize seu tempo:

Planeje sua ida à consulta com antecedência para não chegar atrasado(a). Considere possíveis imprevistos no trânsito e que, ao chegar, ainda será necessário tempo para preencher ficha de cadastros/formulários. Lembre-se que atraso implica em redução no seu tempo de consulta.

7. Leve um(a) acompanhante (se necessário):

Se julgar necessário, leve um(a) acompanhante para a consulta. No caso de pacientes idosos, com problemas de esquecimento, dificuldades auditivas ou outras condições que possam prejudicar o entendimento das orientações a serem feitas, sugiro ir com acompanhante.

8. Mantenha uma comunicação aberta e tire suas dúvidas:

Durante sua consulta, responda às perguntas com clareza e seja honesto em suas respostas. Tire suas dúvidas se algo não ficou claro para você. Estou disponível para ajudá-lo(a) e, para isso, precisamos manter uma relação de confiança, respeito e parceria.


 
 
 

Comments


bottom of page